segunda-feira, fevereiro 03, 2014

IPv6, a saga !


Alguém, por um acaso, já tentou ligar para as principais operadoras brasileiras e tentar encontrar resposta para a questão: "vocês já estão disponibilizando endereço IPv6 para os usuários ?". Alguém já tentou fazer isso ? Pois bem, eu tentei. Foram diversas tentativas para 3 operadoras diferentes: Vivo/Telefonica, Net e LiveTIM.
A primeira resposta que você recebe de todas elas é ... uma pergunta ! E não é uma pergunta qualquer não. É a pior pergunta que você esperaria receber: "o senhor pode estar me explicando o que é esse IPv6 ?". Pois é ! Estamos perdidos num mato sem cachorro. Parênteses: terceirização de Call Center, Contact Center, etc é isso aí. Qualidade de atendimento nota 10 !
Perdi parte da minha manhã hoje tentando fazer isso: encontrar uma resposta para minha pergunta sobre o IPv6.

Resumindo: nenhuma delas tem isso. Ou nenhuma delas sabe responder essa pergunta. Piorando, ninguém sabe dizer quando estará disponível. A "melhor" resposta veio da TIM: "muito provavelmente em 2015 ..."

Será que possível que nem com Copa do mundo e Olimpíadas vamos dar algum salto em infraestrutura, para pelo menos tentarmos andar junto com as principais nações mundiais ? Onde está o legado que esses eventos iriam trazer para a população ? Será que o único legado serão as 12 arenas superfaturadas, muitas delas elefantes-brancos em cidades sem grandes times de futebol ?

Se alguém por aí tiver algum caminho das pedras, alguma dica pra conseguir isso, por favor, COMPARTILHE ! Soluções via Tunnel Broker existem, mas o que preciso é de um /64 doméstico. Ou então para pequenas empresas.

Cheers !

Nenhum comentário: