sexta-feira, janeiro 10, 2003

Apple deve criar computadores camaleões


A Apple já registrou patente para a criação de computadores que podem mudar de cor de acordo com o que acontece dentro do computador, através de LEDs que irão distribuir luzes dentro do chassi do computador. O que eles chamam de “anexo ativo” poderia ainda utilizar essas mudanças de cores para avisar o dono que algo está acontecendo: imagine seu computador vermelho, puto com você, porque você fez alguma coisa errada …
Fonte: IDGNow!


Microsoft termina suporte para Win95 e WinNT 3.5


Até que demoraram pra acabar com o serviço … agora nem online nem offline – faça upgrade. Os próximos da lista são Win98, Win98SE e WinNT 4, que serão encerrados em julho, mantendo apenas o suporte online por mais um ano (julho de 2004).
Fonte: Folha Online


IBM e AMD: parceria para criar novos chips


A parceria entre as 2 empresas será criar novos chips de 65 e 45 nanômetros, que deverão ser lançados em 2005 e 2007. Será que a Intel gostou desta aliança ?
Fonte: ZDNet


Memory Stick Pro – até 1 Gb


A Sony anunciou o novo padrão de seus cartões de memória, os Memory Stick Pro, com tamanhos de 256Mb, 512Mb e 1Gb, que deverão estar disponíveis a partir de Abril. Além da capacidade, esse novo formato vai trazer também maior velocidade de transmissão (mínimo de 15Mbps, máximo de 160Mbps) e segurança para os dados (em caso de perda ou roubo). A compatibilidade dos equipamentos que já possuem slots MemorySticks com estes novos cartões pode ser vista no site da Sony – alguns vão necessitar uma atualização de software, como os PDAs Clie da linha NX e NZ. Entretanto, um cartão de 1Gb (que cabe coisa pra caramba), vai custar 880 dólares !!
Fonte: Sony Press Release


Escola implanta scanner de retina no refeitório


Como diria um amigo meu, tinha que ser na “boiolândia”. Uma escola de Londres implantou um sistema de escaneamento de retina para identificar os alunos e cobrar as taxas, apenas para evitar discriminação…
Fonte: Terra Informática


Marca para áreas de acesso Wireless


A Wi-Fi Alliance criou uma “marca” chamada Wi-Fi Zone, que pretende padronizar áreas onde são oferecidos serviços de acesso wireless à Internet. Para isso, esses locais (ou provedores de acesso wireless) deverão utilizar apenas equipamentos certificados, além de oferecerem assistência aos usuários. Logicamente, existirá um custo para se obter esse selo …
Fonte: Terra Informática


Tecnologia nos Campos de Futebol


Imagine um sistema onde jogadores utilizariam transmissores e baterias embutidos nas caneleiras. Além disso, a bola também vai possuir um transmissor. Receptores dos sinais de rádio enviados pelos jogadores e pela bola serão distribuidos pela estádio. Objetivo: impedir lances críticos de jogos de futebol, como impedimentos e gols (se a bola entrou ou não), enviando sinais para o juiz, que tomaria a decisão baseada nestes sinais. Se vai adiantar eu não sei, mas o sistema (desenvolvido na Alemanha) custa 250 mil dólares (pr estádio) e poderá ser testado no final da Copa de 2006.
Fonte: Terra Informática

quinta-feira, janeiro 09, 2003

Novo PDA da Sony … tem quase tudo

A Sony acaba de anunciar mais um modelo de PDA, este batizado de Clie PEG-NZ90. E os caras capricharam, inclusive no preço !! Ele roda o sistema operacional PalmOS 5, possui processador Intel Xscale de 200MHz e 16Mb de RAM. De novidade mesmo, ela possui uma câmera digital embutida, de 2 Megapixel, com zoom de 2X e Flash embutido e Bluetooth embutido. Possui ainda bateria removível, slot MemoryStick, slot Compact Flash e display colorido com resolução 320x480. O problema: seu preço deverá ser de 800 dólares nos EUA ! Imagine quanto vai custar por aqui …
Fonte: Infosync



Silicom Graphics cria supercomputador Linux


A nova linha de superconputadores vai rodar o sitema Linux em processadores Itanium 2 da Intel. Esses computadores são famosos por serem utilizados principalmente na produção de filmes em Hollywood (George Lucas e Steven Spielberg) e gráficos pesados.
Fonte: Plantão Info


Relógio de Pulso Digital by Microsoft


Foi o que a empresa de Bill Gates apresentou em uma feira em Las Vegas essa semana. Além de hora, o relógio interface com um sistema wireless chamado DirectBand, via ondas de rádio, para receber mensagens de texto, internet, etc. Os relógios serão fabricados pela Fossil, Citizen e Suunto.
Fonte: Plantão Info


STM adota Linux


O Superior Tribunal Militar trocou seus servidores Windows NT por servidores rodando Linux. As estações clientes continuam rodando Windows. O próximo passo será a adoção do pacote StarOffice ou StarOffice no lugar do Office da Microsoft e, por último, adoção de Linux também nos clientes.
Fonte: Terra Informática


Yahoo! – 2 milhões de usuário


2 milhões de usuários pagantes !! Foi o que anunciou a empresa, um resultado que superou suas metas.
Fonte: Plantão Info

quarta-feira, janeiro 08, 2003

Notebook com tela de 17 polegadas


É o modelo Powerbook 17”, o primeoro notebook do mundo com tela deste tamanho. Ele traz o processador PowerPC G4 de 1 GHz, 512 MB de memória RAM, disco rígido de 60 GB e gravador de DVD e será vendido nos EUA com preço de US$3299.
Fonte: Folha Online


Apple adere ao 802.11g


Além do notebook de 17 polegadas, a Apple anunciou na MacWorld, entre outras coisas, seu novo AirPort Extreme com tecnologia 802.11g. Essa tecnologia trabalha na frequência de 2.4GHz, mas com taxas de transferência de até 54Mbps (embora as distânvcia sejam menores que dispositivos 802.11b). Essa ponto de acesso vai custar 199 dólares e o design da Apple é o design da Apple !
Fonte: Folha Online


Intel anuncia Centrino


Centrino é o novo nome que a Intel vai utilizar para definir sua tecnologia wireless, que inclui um microprocessador e capacidade de conexão wireless utilizando tecnologia 802.11. Deverá ser mais um logo que veremos nos equipamentos equipados com chips Intel e com comunicação wireless.
Fonte: Intel Pressroom


Escolas ganham cursos de Wireless


Nos EUA, a empresa Planet3 Wireless está oferecendo para qualquer escola que queira aplicar o curso, todo o material para o CWNA (Certifed Wireless Network Administration), que é um curso inicial de administração de redes sem fio. Entretanto, as escolas interessadas terão que adquirir os equipamentos para montar os laboratórios …
Fonte: 802.11 Planet.com


Assessor diz que Lula vai apoiar Software Livre


Isso serve pelo menos pra pressionar as empresas de software a diminuir custos em licitações para o governo. Já deve ser uma economia, mesmo sem partir de cabeça para o software livre. A afirmação é de Sérgio Rosa, assessor do presidente para a área de tecnologia.
Fonte: Terra Informática


Pra quem pode, não pra quem quer


Uma ilha no Caribe está à venda no site do eBay com preço mínimo de 3 milhões de dólares. Segundo o vendedor, o valor real está entre 22 e 25 milhões ….
Fonte: Terra Informática


Lista de Vaporwares de 2002


A lista com os 10 mais “vaporware” (aquilo que é prometido, mas não é entregue na área de tecnologia) pode ser vista no link abaixo. Desta lista, 3 já estavam na mesma lista do ano anterior. O campeão é o jogo “Duke Nuken Forever”, anunciado em 1997 e que continua sendo uma “promessa” …
Fonte: Wired

terça-feira, janeiro 07, 2003

Abranet critica acesso gratuito


Nada mais normal que a Associação de Provedores de Internet criticar o “chamado acesso grátis” dizendo que o acesso na verdade é pago sim, pela conta telefônica. Mais um pouco de choro pra ver se as coisas mudam pro bem deles no novo governo ...
Fonte: IDGNow!


BCP dá celular de graça


Tudo pra sair do buraco. A BCP está dando celular de graça pra quem assinar um plano annual com direito a 400 minutos. Os aparelhos possuem preço entre 149 e 249 reais.
Fonte: Folha Online


Falha no MSN afeta 75 milhões de usuários


O MSN Messenger (serviço de mensagens instantâneas da Microsoft) ficou for a do ar ontem por mais de 6 horas, afetando todos os usuários do serviço. "Pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes. Não é exatamente assim que queremos começar o ano novo e trabalharemos dia e noite até que tudo se resolva", disse Bob Visse, diretor de marketing da MSN.
Fonte: Folha Online


China tenta impulsionar seu chip Dragon


Dragon é um microchip desenvolvido no país (made in China), com velocidade entre 200MHz e 260MHz, que deverá equipar PCs, celulares e televisores que exijam menor poder de processamento. Grandes empresas estão apoiando o projeto. Será que decola ?
Fonte: Plantão Info


Adobe anuncia software para Álbum de Fotos Digitais


O nome é Photoshop Album, destinado a usuários de câmeras digitais a editar, transmitir e armazenar suas fotos. Mais detalhes, clique aqui.
Fonte: Terra Informática


Sun distribui StarOffice 6.0 gratuitamente


isso para estudantes e professores da Dinamarca, num acordo com o Ministério da Educação daquele país. O download será gratuito e o CD vendido a US$1,40.
Fonte: Revista do Linux


Quem está pagando 200 mil dólares para invadir o Xbox ?


A notícia é de que o “patrocinador” é Michael Robertson, hoje dono da empresa Lindows, que já possui um desentendimento com a Microsoft há algum tempo. A recompensa é pra quem conseguir invadir o console XBox e instalar o sistema operacional Linux.
Fonte: Terra Informática


Internet faz 20 anos


O que marcou o nascimento ? Há 20 anos, no dia 1 de Janeiro de 2003, a rede ARPANET migrou totalmente para o protocolo TCP/IP ….
Fonte: IDGNow!


Microsoft Plus DME – com recurso anti pirataria


O novo pacote Plus da Microsoft, o Plus Digital Media Edition, vai possuir uma chave de 25 caracteres para instalação e depois vai precisar ainda ser “ativado” via Internet. Será que dura muito esse novo esquema anti-pirataria ?
Fonte: ZDNet


GameBoy Advance SP

A Nintendo está anunciando seu novo GameBoy modelo Advance SP que deverá ser lançado no Japão dia 14 de fevereiro. Agora ele possui um design onde a tela se abre (vide foto) e possui baterias recarregáveis, além de possuir 3 cores. O lançamento nos EUA deverá ser dia 23 de março por um preço de US$99. Mais fotos, clique aqui.

Fonte: UOL Jogos



Hunetec: mais uma empresa licenciando o PalmOS


A empresa coreana de comunicação wireless Hunetec é mais uma a licenciar o sistema operacional PalmOS para ser utilizado em seu produto Reflex, um comunicador pessoal parecido com um PDA “normal”. A idéia é juntar a plataforma Palm com a características de comunicação wireless da rede Reflex (que é mais um padrão de comunicação wireless entre dispositivos móveis).
Fonte: PalmOS Web Site