sexta-feira, agosto 16, 2002

UOL vai bloquear spammers


Cada vez que o usuário UOL tentar navegar na Internet mas principalmente enviar e-mails, ele deverá se autenticar (usuário e senha), evitando que Spammers utilizem a rede SMTP da empresa para o envio de “malas diretas digitais”. A idéia, segundo a empresa, é de evitar o uso de sua rede por spammers e, com isso, que seu nome caia na “lista negra de spammers”, ficando seus usuários impossibilitados de navegar ...
Fonte: Plantão Info


China Mobile: maior operadora de celular do mundo


A britânica Vodafone foi ultrapassada pela chinesa China Mobile. Até o final de Junho, eles tinham nada mais, nada menos, que 103,8 milhões de assinantes !!! Os números na China são realmente impressionantes.
Fonte: Terra Informática


MP3 Player + Minidisc

Este equipamento da Sony conseguiu misturar 2 coisas interessantes em uma só: ele é um aparelho de MP3 Player, como outros no mercado, mas as músicas são gravadas em Minidics. Embora este formato não tenha decolado fora do Japão, este equipamento pode ser interessante, uma vez que você não possui capacidade de armazenamento, a não ser pelo número de MDs que vai precisar carregar. A conexão com o micro é via porta USB e seu preço de aproximadamente 300 dólares nos EUA.
Fonte: CNet



Píccolo: o PDA da Metron


Mais um PDA made in Brazil ! Depois do PocketWay da Itautec, agora é o Píccolo, que deverá ser lançado oficialmente na semana que vem, na Condex. Ele nada trás de novidade tecnológica comparado com outros PDAs da mesma família, nem mesmo o preço será uma diferença. Ele vem com processador de 206MHz, 64Mb de memória, sistema operacional da Microsoft e vai custar cerca de 1900 reais !
Fonte: Plantão Info


Detran-SP terá exame teórico eletrônico


A partir do dia 16 de Setembro, as provas teóricas para a aquisoção de carteira de motorista no Detran-SP serão feitas em um computador. Cada aluno terá acesso a um computador que fará o sorteio de 30 questões de múltipla escolha. O resultado sai na hora e o aluno precisa de 70% de acerto.
Fonte: Plantão Info


IBM cortará 15600 empregos


As unidades afetadas serão serviços e microeletrônica. A IBM possuía, no final de 2001, aproximadamente 320 mil funcionários !
Fonte: Plantão Info


Microsoft e seus “lobbies” contra Software Livre


O que será que Alemanha, Peru, França e alguns outros países possuem em comum ? São todos governos que estão estudando a adoção de softwares livres como uma alternativa para a redução de custos e são também todos alvos de “lobbies” da Microsoft e outras empresas de software para evitar que isto ocorra. Ou vocês acham que Bill Gates foi até o Peru porque ele acha um país simpático para o turismo ??
Fonte: ZDNet

quinta-feira, agosto 15, 2002

Game Controller para PDA da Sony

A Sony HongKong lançou um periférico para os PDAs Clie, chamado de PEGA-GC10. Ele possui um cabo para se conectar na porta de Hotsync do PDA. Este equipamento será compatível com a série T e SJ (os mais novos). O preço, nem em HongKong, ainda não foi anunciado.

Fonte: PalmInfocenter



Estatísticas: 10% da população mundial está online


Os números foram divulgados pelo site Nua.com (não tem nada a ver com mulher pelada). Mas o mais interessante é que, pela primeira vez, a Europa passou os EUA no número de pessoas conectadas
Fonte: WebWorld


Sun Linux 5.0


A Sun vai lançar um servidor com o sistema operacional Linux ! Para isso, ela vai lançar uma distribuição própria do sistema open-source. Estes servidores se chamam LX50 vão com o que eles estão chamando de Sun Linux 5.0, uma versão modificada do RedHat 7.2, mas atenção ! Embora você poderá fazer o download gratuito do software, não espere por suporte a menos que você compre o Hardware deles também !!
Fonte: ZDNet UK


Crise diminui estimativa de PCs no Brasil


O número de PCs no Brasil deve ser menor que o previsto .... mas também, com o dólar do jeito que está, isto é mais do que normal !
Fonte: ComputerWorld


Programa sobre Tecnologia


Numa parceria entre o IDG e a Impacta Tecnologia, o programa de TV batizado de TV Impacta & IDG (que falta de imaginação ...) estréia hoje, dia 15 de Agosto, no canal 14 da Net e TVA (Canal Comunitário). O programa terá duração de 30 minutos (das 22 horas às 22:30) e tem o objetivo se tornar mais uma fonte de informação para este mercado (e ganhar algum dinheiro também).
Fonte: WorldTelecom


Conectiva na Linux World


A Conectiva está presente na LinuxWorld Conference e Expo, evento que acontece essa semana nos EUA. Além do novo Conectiva 8 (distribuição brasileira do Linux), eles também estarão demonstrando a versão alfa do UnitedLinux, distribuição que deverá ser lançada em novembro e com BETA previsto para este mês, num acordo entre Conectiva, Caldera, TurboLinux e SuSE.
Fonte: Terra Informática


Network Associates aumenta oferta pela McAfee


Realmente eles querem comprar a McAfee de qualquer maneira ... essa novela já se arrasta por algum tempo .... melhor para os executivos e acionistas, que estão vendo seu patrimônio aumentar. Essa é a terceira tentativa de compra, será que vai funcionar ??
Fonte: Terra Informática


Microsoft na feira LinuxWorld


O que será que a Microsoft estará fazendo em uma das maiores feiras sobre Linux e Open Source do mundo, a LinuxWorld Conference e Expo ?? Palavras e um executivo da empresa: “não estamos aqui para tentar conseguir que as pessoas migrem do Unis para produtos Microsoft, é apenas para oferecer produtos para a coexistência pacífica dos 2 sistemas”. A empresa planeja mostrar seu produto Asp.Net Web Matrix Project, uma coleção de ferramentas e códigos “free” para desenvolver aplicações para a Web. Mas que é ser estranho ver um estande da Microsoft nessa feira, isso é !
Fonte: Wired News

quarta-feira, agosto 14, 2002

Ex-rumores: Sony Clie SJ20 e SJ30

Rumores sobre novos Clies da Sony que seriam lançados, colocados aqui neste Blog, se confirmaram. A Sony lançou realmente o que parecem ser os últimos PDAs dela com processadores e sistema operacional antigos. Os modelos PEGSJ20G e o PEGSJ30G já estão à venda. A diferença principal entre eles é o display, o SJ20 é monocromático enquanto o SJ30 é colorido, ambos com alta resolução (320x320), utilizados nos modelos da Sony há algum tempo.
Fonte: Lista PalmBR



BrasilTelecom assume iBest por 50 milhões


de reais. A empresa já possui participação no capital, mas agora é majoritária. Em outros tempos, esse valor seria bem maior .....
Fonte: IDGNow


Lei americana quer colocar na prisão quem troca músia


Um “projeto de lei” que foi enviado ao Departamento de Justiça americano solicitando que as empresas que possuem os softwares para troca de música (Morpheu, Kazaa, etc) e “seus usuários” sejam processados e presos .... Logo mais os americanos estarão prendendo usuários de Internet como na China ....
Fonte: Plantão Info


Vírus made in Brazil


O vírus Portacopo:Br, além de ser feito por brasileiros, ataca somente computadores com o sistema operacional Windows em Português ... Cuidado, ele chega geralmente como anexo em e-mail e destr´pois todos os arquivos da máquina !
Fonte: Plantão Info

terça-feira, agosto 13, 2002

Teclado sem Fio para qualquer PDA

A BestCompany está vendendo com teclado wireless que funciona com qualquer modelo de PDA, desde que ele possua Infra-Vermelho para a comunicação. Maiores detalhes no site - preço: R$389,00 !!

Fonte: site da BestCompany



Player de Flash abre máquina para ataques


E o problema ocorre tanto em Windows quanto em ambiente baseado em Unix. Para corrigir, atualize com a última versão disponível no site da Macromedia.
Fonte: ZDNet UK


Para quem ainda não fez declaração de isento


O endereço da Receita é: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Isentos/2002/isento.asp. O prazo é até o dia 29 de Novembro, dia em que este site estará congestionado por 2 motivos: lei de Murphy e mania de brasileiro (tudo pra última hora).
Fonte: site da Receita


Smart-Tag – fim do código de barras


O Smart-Tag foi criado no MIT (EUA) por uma equipe que pesquisa maneiras de colocar inteligência nos produtos no dia-a-dia. A idéia é a de colocar um microchip em cada produto, desde latas de refrigerantes até sacos de bolacha. Este microchip pode levar um número com 96 bits de tamanho, onde podem ser armazenadas todas as informações sobre o poduto. A primeira idéia que vem seria o preço do chip – os pesquisadores afirmam que custa menos de 1 dólar ! Mas acredito que isto ainda demore muito tempo para virar rotina nos supermercados .... talvez em armazéns, distribuidores, empresas de logística, etc ....
Fonte: Business Standard


Para ler qualquer tipo de cartão

Com essa onda de fabricantes e padrões para cartões de expansão de memória utilizados em celulares e PDAs, nada melhor que um leitor que suporte os principais tipos e ainda possa se conectar com o PC através de uma porta USB comum. Este dispositivo suporta 7 diferentes tipos de cartões: SM SmartMedia, CF CompacFlash, MMC MultiMediaCard, IBM MicroDrive, SD SecureDigital, MS MemoryStick e ainda seus 128Mb de espaço interno. Para quem quiser comprá-lo, ele custa US$129,00 !
Fonte: ShopBrando



Jornal da Globo – site pichado


O site do Jornal da Globo, apresentado pela Ana Paula Padrão, foi desfigurado por um grupo de hackers chamado Isotk (In Search of Knowledge). Para ver como ficou o site pichado, clique aqui.
Fonte: Infoguerra


Emoção Art.ficial: exposição sobre tecnologia em SP


No Itaú Cultural, localizado na Av.Paulista, começou este sábado uma exposição sobre tecnologia digital realizado em todo o mundo (apenas 1 trabalho é brasileiro). São trabalhos de 13 renomados media centers de todo o mundo – os EUA, que seriam representados pelo MIT, ficaram de fora. Vale uma visita pela interatividade com as “obras” ou “invenções” ou sei lá ..... Maiores informações no telefone 0xx11 3268-1776.
Fonte: Estadão.comz.br


Winamp 3.0 disponível


E é free, no site do desenvolvedor.
Fonte: site Winamp


Gráficos 3D em celulares e PDAs


É o que a ARM anunciou – novos processadores com capacidade para gráficos 3D. Com este novo PowerVR MBX, que deverá ser lançado apenas em 2004-2005, eles esperam ter gráficos semelhantes ao de um PlayStation em aparelhos móveis, como celulares de PDAs ....
Fonte: ZDNet UK

segunda-feira, agosto 12, 2002

Falha de Segurança: até o Google


O Google é hoje uma das ferramentas de busca na Web mais utilizadas. Para quem instalou o campo de busca que eles disponibilizaram (um campo na barra de ferramentas do Internet Explorer), cuidado ! Peswuisadores descobriram que isso abre brechas em sua máquina ... A versão desta ferramenta mais atual já corrige o erro – verifique se sua versão é pelo menos a 1.1.60
Fonte: ZDNet UK


Lançado Treo 300

A Handspring lançou seu mais novo modelo de dispositivo híbrido (PDA + celular), o Treo 300. Rodando sistema operacional PalmOS, ele tem 16Mb de RAM, display colorido, entrada de dados via grafiti (reconhecimento da escrita) ou mini teclado embutido, processador DragonBall de 33MHz, bateria recarregável (lógico), conexão com o micro via USB, infra-vermelho e funciona com CDMA. Não possui slot de expansão de memória (tipo SD, Memory Stick, etc). Seu preço … US$499 ! Interessante a comparação dele com uma carta de baralho para demonstrar seu tamanho real ...

Fonte: site da Handspring



Wine X – nova versão


O Wine é um “pacote” no Linux que serve para rodar aplicações Windows. O Wine X é esta mesma aplicação, mas otimizada para que os jogos feitos para a plataforma Windows rodem no Linux sem problemas. Uma nova versão do Wine X (versão 2.1) agora suporta alguns jogos do momento como o Warcraft 3 (entre outros). Mais em www.transgaming.com
Fonte: Revista do Linux


Macintosh rodando Linux


A TerraSoft Solutions, que produz a distribuição Linux YellowDog para PowerPC, está oferecendo em seu site máquinas Macintosh (iMacs, iBooks e PowerMacs) que já são vendidos rodando essa versão de Linux !
Fonte: Revista do Linux


Q-Pad: teclado + capa para seu Palm

A empresa TDevice lançou um “case” para a série de Pdas da Palm com o Conector Universal que, quando aberto, é também um mini teclado para o produto. O nome dele é Q-Pad. O mesmo produto para Palm Vx e Visor também podem ser encontrados no site ...
Fonte: ThinkMobile



Novo PDA Sony com PalmOS 5


Já começaram os rumores sobre o novo PDA que a Sony deverá lançar em breve, o primeiro com processador StrongARM da Intel e PalmOS 5. Assim como o modelo NR70V, este novo modelo terá uma câmera digital embutida com uma novidade: irá capturar vídeos, além de imagens !! Outra novidade será 2 slots de expansão: um, é lógico, será um slot Memory Stick. O outro será um slot Compact Flash, para adicionar periféricos (não para memória). Provavelmente estes rumores sejam verdade, mas ainda teremos que esperar para verificarmos mais detalhes e fotos ....
Fonte: PalmInfocenter


Aprenda os novos códigos para você fazer chamadas


Nestes últimos dias várias operadoras de telefonia estão recebendo autorização da Anatel para fornecerem serviços além dos que elas possuiam poder (vide o ridículo Super15 da Telefonica, que agora faz DDD e DDI). Algumas mudanças: Embratel em telefonica local, Telemar fazendo DDD, BrasilTelecom e Embratel fazendo DDD e DDI para Anatel .....
Fonte: WorldTelecom