sábado, agosto 24, 2002

Visanet e Oi iniciam projeto de solução móvel


A idéia é unir o sistema de cobrança da Visanet com a solução sem fio de alta velocidade dos celulares GSM da Oi, criando assim terminais wireless de pagamento. Imaginem: camelôs, taxistas, entregadores de pizza, quiosques de praia, todos eles com terminais wireless onde você poderá pagar com seu cartão !! O piloto começou este final de semana !!!
Fonte: WorldTelecom


SP vai ensinar Linux para os alunos


A rede de ensino da cidade de São Paulo já decidiu: vai utilizar o Linux nos laboratórios das escolas !! As máquinas serão “dual-boot”, ou seja, Linux + Windows ... mas já é um ENORME passo. Serão 15.000 computadores, para 500.000 alunos, e isso tudo já a partir de outubro !! Parabéns para a Marta !
Fonte: Plantão Info


Celular antigo causa mais câncer


Se a maioria dos estudos ainda não comprovou se os celulares cuasam ou não tumores, como os caras lançam uma pesquisa dessas, dizendo que o risco é 80% maior ?? Patrocinada pelas empresas de celulares para forçar a troca por modelos novos ??? ....
Fonte: Plantão Info


Hub Hello Kitty

Dá uma olhada no que os caras inventam ! Um Hub USB cor-de-rosa da Hello Kity, vendido no site Dream Kitty . Deve ficar legal pra você colocar na sua mesa de trabalho ...
Fonte: Terra Informática



Novo remendo para o Internet Explorer


É um pacote para corrigir 6 falhas, que pode ser encontrado aqui
Fonte: Terra Informática


Trainller de X-Men 2


Já pode ser visto no site www.apple.com/trailers/fox/x-men_2
Fonte: Terra Informática


PDAs brilham na Condex …


Essa é a notíca que ronda quase todos os sites de informática no país. Eu não fui na Condex, mas quem foi falou que precisou procurar, e muito, para achar o brilho dos PDAs na feira. Nem meia dúzia de estandes, com pouquíssima informação e quase nenhuma novidade, a não ser pelo PDA brasileiro da Itautec, caro e sem nenhum avanço tecnológico ... Mas, pra quem não tinha espaço algum em outros anos, talvez isto seja um “brilho” ...
Fonte: Plantão Info


O casamento do GSM com WLAN


A empresa Transat Technologies está trabalhando para ter a tecnologia dos “smart cards” para autenticação e cobrança em redes wireless WLAN. Aparelhos que possuem a tecnologia “smart cards”, como telefones móveis GSM, poderiam utilizar esta mesma tecnologia para autenticação em áreas públicas com rede WLAN. Um exemplo: um usuário, com um notebook conectado conectado a uma rede WLAN, poderia ser autenticado (e cobrado, lógico) através de um servidor central da Transat. No final das contas, o ganho será você ser cobrado em uma única conta, GSM e WLAN ...
Fonte: 802.11 Planet

sexta-feira, agosto 23, 2002

Gradiente inicia venda de GameCube no Brasil


A notícia saiu no Jornal Valor Econômico e as vendas da versão brasileira do GameCube deverão começar no próximo mês, depois de várias datas prometidas. Infelizmente a notícia no site do jornal precisa de usuário/senha ….
Fonte: Valor Online


Palm decidindo como recompensar donos do M130

A Palm está bolando uma menaira de compensar o “erro” cometido com o display das Palms M130, que foram vendidas como tendo display com 65 mil cores, mas tem apenas 4 mil. A compensação deverá ser apenas para os usuários registrados, portanto, faça seu registro e torça para que esse “prêmio” seja worldwide (incluindo usuário brasileiros) …

Fonte: PalmInfocenter



AOL AIM 5.0 Beta


O AOL Instant Messenger está com a versão 5.0 pra ser lançada. Ainda não tem uma versão para download, mas um review das suas funções está neste site.
Fonte: InstantMessaging Planet


Ladrão que rouba ladrão …


É o que aconteceu com o grupo e hackers Hax0rs, que invadiu mais de 1000 sites em um único ataque a um provedor alemão essa semana. O site deles, http://www.hax0rslab.org/ foi desfigurado por alguém que se autodenomina “carderBR”. Uma cópia da página alterada pode ser visto aqui. O grupo Hax0rs deu a réplica (ou tréplica) no site do carderBR que você pode ver aqui.
Fonte: Terra / Infoguerra


Entrevista com Evan Williams


Ele é o dono da Pyra Labs, dona do Blogger.com. Com 725 mil usuários cadastrados, a empresa possui apenas 7 funcionários, incluindo ele. Dá uma olhada na entrevista no WebInsider.
Fonte: WebInsider


MSN para Macintosh


A Microsoft afirmou que vai lançar uma versão do seu browser MSN para a plataforma Macintosh no próximo ano. É a briga com a AOL, que acabou de lançar uma versão do seu browser para Mac.
Fonte: Reuters.com


Steven Spielberg briga por domínio


Steven Spielberg está brigando com uma pequena empresa da Índia por causa do site registrado como “dreamworkzweb.com”. A empresa dele é a DreamWorks. O site indiano foi inaugurado há 2 meses …
Fonte: Terra Informática


Abril.com leva “gostosas” para celular


Nem achei essa notícia muito interessante, mas depois de recebê-la mais de 5 vezes, resolvi colocar aqui. Colocar apenas para citar a “manchete” que a Info colocou para fazer você clicar no link deles: Abril.com leva gostosas para o celular ! No site mesmo está escrito peladas ao invés de gostosas, mas que parece manchete no “finado” Notícias Populares, isso parece ….
Fonte: Plantão Info

quinta-feira, agosto 22, 2002

Blogs à venda


Essa saiu do Blog da Cora, o internETC. Um cara espertinho entrou no Blogger.br e registrou vários nomes, entre eles as principais variações do nome Cora Ronai, e publicou apenas um anúncio “VENDE-SE” !!! É mole ?!?! Quem quiser ver, dá uma olhada em cora ou ronai. Por falar nisso, colunadigital também já está registrado, mas o cara pelo menos não colocou uma plaquinha “VENDO” …… mas ele já tinha outro BLOG com este nome desde o ano passado …. Acho que eu que copiei o nome (sem saber) ….
Fonte: blog da Cora


Digitando sem o teclado

Pesquisadores britâncos desenvolveram um software FREE que permite a digitação de textos sem o uso do teclado. O nome do software é Dasher, e o sistema pode ser controlado por mouse, rollerball ou um “eyetracker”, equipamento que rastreia os movimentos dos olhos. Os pesquisadores dizem que uma pessoa pode “digitar” até 25 palavras por minuto, mais rápido que a digitação tradicional …
Fonte: Terra Informática



TurboLinux vende nome

A TurboLinux vendeu sua divisão de Linux para a japonesa SRA,e deve agora se tornar uma empresa de software proprietário. A nova dona da marca promete continuar com a distribuição e inclusive continuar no consórcio UnitedLinux, o qual faz parte jutno com Caldera, SuSE e Conectiva.

Fonte: Terra Informática



Brasileiros invadem 1158 sites em um único ataque


O grupo Hax0rs Lab invadiu um servidor alemão e desconfigurou mais de 1000 sites que estavam nele. O servidor rodava Linux com Apache, que devia estar mal configurado. Para ver a página desfigurada, clique aqui
Fonte: Infoguerra


Intel vai lançar Pentium 4 de 2.8GHz


O lançamento oficial deve acontecer na próxima semana. Sua concorrente, a AMD, também deverá lançar novos modelos no próximo mês, os novos Athlon XP 2400+ e 2600+.
Fonte: Terra Informática


Lição de Casa na Internet


Alunos da Escola Politécnica criaram um sistema que permite que o aluno faça exercícios em casa, através de um computador conectado à Internet, e tenha os resultados e correção simultâneos. Por um lado (da escola), é uma aplicação bem importante. Por outro (dos alunos), isso pode se tornar uma maneira de forçá-los a fazer o “dever de casa” ! Ou não !
Fonte: Revista da Web


Microsoft Office XP Service Pack 2


Está disponível para download o Service Pack 2 para o pacote Office XP da Microsoft. O pacote tem tamanho de 15Mb …
Fonte: ComputerWorld


Memory Stick de 4Gb ?!?!


É isso mesmo, de acordo com o RoadMap que está no site MemoryStick.org, por volta de 2004 teremos cartões de expansão de memória com 4Giga de capacidade !
Fonte: MemoryStick.org


Opera 6.05 para Windows


O browser FREE Opera lançou uma nova versão para Windows, a versão 6.05. O download pode ser feito aqui.
Fonte: Opera Site

quarta-feira, agosto 21, 2002

Blogger.com.br entra no ar


O serviço de Blog da Globo.com já está funcionando … basta ir até o site www.blogger.com.br e utilizar. A cara é quase a mesma que o americano Blogger.com. Um exemplo e um dos primeiros Blogs criados é o Globo Haters, para aqueles que odeiam a Globo …
Fonte: Plantão Info


Intel processada por propaganda enganosa


Um grupo de usuários nos EUA entrou com um processo contra a Intel, alegando que eles foram levados a creditar que o Pentium 4 era superior ao seu antecessor Pentium III e ao seu concorrente direto, o Athlon XP (da AMD). A Intel não quis comentar o processo. Mas temos que lembrar que lá qualquer coisa é motivo pra processo … imaginem o que os usuários de PalmM130 não vão fazer …
Fonte: Folha Online


Palm OSLO – parece que eram só boatos

Circulou há algumas semanas os rumores de um novo Palm, o modelo Oslo. O boato agora é de que este modelo era apenas um protótipo da Palm, e que na verdade ele nunca será realmente vendido. O negócio é aguardar o próximo boato …

Fonte: PalmInfocenter



Xbox Online … com Linux


O projeto Xbox Linux Project já lançou uma versão básica do sistema operacional Linux para rodar no Xbox (da Microsoft), que dá recursos de rede e Web Server para o “videogame” !! Isso porque a Microsoft prometeu para Novembro o pacote que irá colocá-lo como o primeiro “game console” online !! Quem quiser ver mais detalhes, inclusive fotos, veja no site do projeto …
Fonte: ZDNet UK


Falha em Servidores Web Apache


Mas que só atinge máquinas NÃO Unix, como Windows, OS2 e Netware. A falha ocorre nas versões do Apache 2.0.39 ou anteriores e a solução pode ser encontrada no site da Apache.
Fonte: ZDNet UK


Real-Networks lança player para todos os formatos


A nova versão do RealOne Player pode tocar qualquer formato, inclusive o padrão Microsoft. Entretanto, é necessário ter na máquina os softwares Windows Media e o Quicktime, para o correto funcionamento. São os passos da RealNetwokrs para o Helix, uma nova plataforma para servidores de mídias para qualquer formato, qualquer sistema operacional ou dispositivo …
Fonte: Terra Informática


Celular pra Cachorro


É o que uma empresa da Finlândia desenvolveu ! Um aparelho que fica preso na coleira do animal e seu dono poderá escutá-lo e saber sua localização exata, através de um sistema de GPS. Isso foi testado em cachorros de caça e seus donos. Pode ser bem útil, mas para caçadores e seus cães ….
Fonte: Terra Informática


Lançado Morpheus 2.0


Para troca de arquivos digitais, saiu a versão 2.0 do Morpheus. O download pode ser feito aqui.
Fonte: IDGNow!


T-Mobile Sidekick – mais um celular+PDA

A Danger é mais uma empresa que está lançando um dispositivo híbrido PDA+celular, o seu T-Mobile Sidekick. Ele possui acesso a e-mail, SMS, Internet, AOL Instant Messenger e ainda opera como um celular GSM. Sua tela é monocromática, que pode abrir e fechar (para utilizá-lo como telefone) e possui um teclado embutido. Possui ainda as funções básicas de um PDA, como Agenda, Calendário, etc, com 16Mb de RAM, porta USB para conexão com o PC e bateria recarregável. O sistema operacional é proprietário, chamado Danger HipTop.

Fonte: CNet



Competição de arremesso de teclado


Aconteceu na Rússia, em Moscou. Uma competição de arremesso de teclado e chute de mouses, para usuários estressados com seus computadores. O pior é o prêmio: quem jogar mais longe, ganha um teclado, e um mouse …
Fonte: Folha Online

terça-feira, agosto 20, 2002

FBI preocupado com Warchalking


Warchalking – guerra do giz. Nos EUA e Europa, pessoas estão marcadno nas ruas, com giz, lugares onde existem redes wireless abertas, ou seja, onde é possível navegar de graça ! O FBI, preocupado com isso, pediu para as empresa que, se virem marcas com giz nas calçadas, verificarem e “fecharem” suas redes sem fio. Mais informações sobre warchalking em http://www.warchalking.org/.
Fonte: Plantão Info


Maior site de carreiras em TI será apresentado na Comdex


Na verdade será reapresentado, pois essa notícia já rodou os sites de informática no mês de Maio desse ano. Provavelmente o site JobUniverse não tenha feito tanto sucesso, e estão aproveitando a Comdex para o (re)lançamento !
Fonte: WorldTelecom


Rússia acusa agente do FBI de invadir sistema


A Rússia está acusando um agente do FBI de invadir o sistema de provedores russos para obter provas sobre 2 hackers russos que estariam invadindo sistema americanos. Ainda bem que não estamos mais na Guerra Fria …..
Fonte: Terra Informática


Terra: autenticação com impressão digital


O Terra está mostrnado na Condex uma nova maneira de autenticar seus usuários para acesso à Internet. Nada de usuário de senha ! Utilize sua impressão digital ! Para utilizar a solução de “Bio Senha Terra”, será necessário adquirir o dispositivo que lê a impressão digital do usuário. O problema é que se o dono do dedo não estiver em casa, ninguém usa a Internet … ou será que vão inventar alguma maneira de burlar esse dispositivo com gelatina, látex, etc ??
Fonte: Terra Informática


Motorola Simplefi: receiver digital com wireless

A Motorola lançou um Receiver Digital, que na verdade é um receiver normal nde você pode também conectar seu PC, juntamente com seu som, DVD, aparelho de TV, etc. O diferencial neste modelo Simplefi é a comunicação wireless entre o receiver e o PC – ele vai com um adaptador USB para ser instalado no PC que se comunica com o receiver via RF (rádio frequência - deve ser um padrão proprietário). Mas é um pouco caro … por volta de US$379
Fonte: CNet

segunda-feira, agosto 19, 2002

Doom 3: mais fotos


Para quem gosta deste jogo, a ID Software liberou mais informações sobre a nova versão do jogo. Uma galeia com fotos pode ser vista aqui.
Fonte: FolhaOnline


Vingança Online


Mas dá multa e cadeia ! Na Noruega, uma advogado anunciou na Internet “aventuras amorosas secretas” com o telefone da uma mulher. Este telefone era o da ex-chefe da noiva do advogado, que havia demitido sua esposa. Resultado: multa de US$1330 e 30 dias de prisão …
Fonte: FolhaOnline


Cartões de Expansão de Memória SD de 256Mb e 512Mb

A Lexar Media começõu a vender os cartões de expansão de memória padrão SD (Secure Digital) nos tamanhos 256Mb e 512Mb !!! Os preços são, respectivamente, US$239 e US$499, na Loja Vistual da empresa. É capacidade "pacas" para um PDA ou uma câmera digital !!!!

Fonte: PDA Buzz



Palm M130: 12bit ao invés de 16 bit


Desde do lançamento do modelo M130 da Palm, havia uma discussão sobre quantas cores o display dela suportava: se os 16bits (65536 cores) ou 12bits (4096 cores). Mas um “porta-voz” da empresa afirmou que este modelo realmente possui uma tela que suporta até 4096 cores (12bits)…
Fonte: PalmInfocenter


TabletPC na Condex

A Advantech estará demosntrando durante a Condex (que começa a partir de amanhã em SP) seu modelo de TabletPC, o MPC-100. Ele possui processador StrongAR de 206MHz, 128Mb de RAM, Windows CE, interface wireless 802.11b através de cartão PCMCIA, e possui portas infra-vermelho, serial, USB e slot CompactFlash.
Fonte: Plantão Info



Gravadoras processam Provedores


Gravadoras nos EUA estão processando vários provedores de acesso à Internet por não bloquear o acesso ao site Listen4ever.com. De acordo com as gravadoras, este site fica nos EUA e faz cópia ilegal de músicas …
Fonte: Plantão Info


RedHat e AMD: sistema específico para Hammer


A RedHat e a AMD anunciaram um acordo para a criação de uma versão do sistema operacional Linux RedHat específico para a nova plataforma Hammer da AMD (64 bits). A nova plataforma visa principalmente alta performance em servidores …
Fonte: Revista do Linux


Missa Na Internet


Saiu na Veja desta semana ! O site Santa Missa oferece mais de 1000 opções de missas pela Internet. Para um cristão high-tech que quer ir à missa domingo de manhã sem sair de casa ….
Fonte: Revista Veja edição 1765

domingo, agosto 18, 2002

Acer S60 – mais um PDA com o antigo PalmOS

A Acer estará lançando mais 2 novos modelos de PDAs com o (antigo) PalmOS ) versão 4.01, consequentemente com o (antigo) processador DragonBall. Os modelos são os S50 e S60, que serão lançados na Europa. Uma grande vantagem é a bateria regarregável removível, além do display de alta resolução (320x320). O modelo S60 possui MP3 player, gravação de voz e alto falantes de alta qualidade (não o alto falante “podre” das Palms ...). Eles bem poderiam ter esperado para lançar já com o novo processador ARM e o novo PalmOS 5 ! Mas ….

Fonte: PalmInfocenter



Linux precisa de um Office à altura …


foi o que afirmou Larry Ellison, CEO da Oracle. O executivo afirmou isso na feira LinuxWorld que ocorreu essa semana nos EUA. Deve ter sido um golpe duro no StarOffice da Sun, que passou a cobrar pelo seu pacote recentemente ...
Fonte: WebInsider


Submarino no mercado real


O Submarino estará inaugurando quiosques em lojas especializadas, acompanhadas de um funcionário, numa manobra para ampliar as vendas de eletrodomésticos.
Fonte: Plantão Info


Parque Tecnológico na USP


O São Paulo Parq Tec será um Parque Tecnológico brasileiro que será construído numa área de 7.000 metros quadrados na Cidade Universitária, na USP. Ele funcionará para abrigar projetos de tecnologia. Esperamos que seja um investimento bem sucedido !
Fonte: Plantão Info


Metron: liderança em PCs reconquistada


A Metron reconquistou a liderança nacional no mercado de PCs no segundo trimestre de 2002, com vendas de 56.719 PCs. A empresa prevê um faturamento de 190 milhões de dólares para 2002 ... nada mal !
Fonte: Plantão Info


Novo Zip-Drive suportará até 750 Mb


O novo Zip-Drive suportará até 750 Mb de espaço (muito mais dos atuais 100Mb e 250Mb), foi o que anunciou a Iomega. O novo dispositivo suportará USB 2.0 (velocidade de cerca de 400Mbps de transferência entre o PC e o drive). Existirá também uma versão com interface FireWire e também uma versão interna.
Fonte: WebWorld


Dell lança PCs sem sistema operacional


A Dell lançou uma linha de desktops, a linha n-Series, que será entregue sem nenhum sistema operacional instalado ! O usuário não terá que pagar obrigatoriamente pelo Windows e mais, poderá instalar, por exemplo, Linux .....
Fonte: VarLinux.org


Serviço online informa locais de terrorismo


O Intelliguide foi criado para alertar turistas sobre riscos de terrorismo, incidentes criminais, instabilidade política, etc, em mais de 5000 cidades no mundo inteiro. Típico serviço pós 11 de Setembro ...
Fonte: Terra Informática