sábado, julho 27, 2002

Chip à base de pena de galinha


A idéia foi de um engenheiro químico de uma universidade americana, que ao invés de silício, construiu um chip com resina de soja, que á a base das penas de galinha. Em testes preliminares, a velocidade foi 2 vezes mais rápido que processadores “normais” .
Fonte: FolhaOnline


Rumores de novos PDAs Sony


Depois do recente modelo lançado semana passada, o SL10, rumores dizem sobre 2 novos modelos que a Sony lançará em breve, também de olho no mercado de consumo (produtos mais baratos). Sáo eles os modelso SJ20 e SJ30. Entretanto, nenhum deles terá a porta USB que o modelo SL10 possui (infelizmente), m as os 2 possuirão baterias recarregáveis (ao invés das pilhas AAA do modelo SL10). O modelo SJ30 terá display colorido, enquanto o SJ20 será monocromático (ambos terão display de alta resolução, como todos os modelos Sony). Realmente a Sony está investindo pesado neste mercado de PDAs, pena que a filial brasileira não pensa em trazê-los para cá oficialmente a curto prazo ….
Fonte: PalmInfocenter


Pré-pagos serão bloqueados a partir de segunda-feira


A Telesp Celular começará a bloquear os celulares pré-pagos que não foram cadastrados a artir desta segunda-feira, dia 29 de Julho. Serão 10 mil aparelhos bloqueados por dia, escolhidos aleatoriamente.
Fonte: WorldTelecom


Microsoft vai contratar 5 mil desenvolvedores


É o que afirmou a empresa, num plano de aumentar em 20% os investimentos para as áreas de pesquisa e desenvolvimento para o próximo ano (2003).
Fonte: WebWorld


Telemar quer trazer GSM para São Paulo e Brasília


A empresa já entrou com pedido para atuar nestes 2 mercados. Na sua área, a Telemar afirma estar vendendo 15 mil celulares por dia !!!!!!
Fonte: Plantão Info


Sabotagem às redes P2P


Este é uma proposta enviada ao congresso norte americano: a permissão para que as grandes gravadoras possam utilixar de ferramentas que sabotem e não permitam a troca de música pela Internet utizando-se as famosas redes P2P. Se essa idéia vingar, isso vai acabar virando uma bela guerra cibernética, com os EUA tanto queriam …
Fonte: Plantão Info


Warchalking: guerra do giz


Este é o nome dado para o fenômeno que está acontecendo em algumas cidades na Europa e EUA, onde as redes sem fio destrotegidas são divulgadas ao público, através da escrita nas calçadas ou paredes, utilizando giz. São pontos onde qualquer um poderia se conectar e utilizar a Internet de graça !
Fonte: Plantão Info

sexta-feira, julho 26, 2002

RealNetworks – código aberto


A RealNetworks está lançando uma plataforma de código aberto chamada Helix. O objetivo é ter um servidor universal de vídeos, que suportará, segundo a empresa, 55 formatos diferentes, inclusive o formato da Microsoft.
Fonte: WebInsider


WinXP Service Pack 1: anti parata


Várias notícias de que o Service Pack 1 do Windows XP, que deverá ser lançado em breve, trará alterações nas chaves de ativação do produto, circulam pela Web ultimamente. Entretanto, a Microsoft afirma que os únicos que serão atingidos serão os que possuem cópias piratas do XP instaladas. Isto porque a maioria das cópias pitratas, segundo a empresa, possui uma única chave de ativação, que não poderá utilizar o SP1 e futuras atualizações do sistema operacional. Quanto tempo isso irá durar, só depois que o SP1 sair, ou até mesmo antes …..
Fonte: Infoguerra


Embratel agora contra a Telemar


A Embratel está agora brigando também com a Telemar, no mercado de ligações DDD. Além da briga com a Telefonica, agora a Embratel quer proibir a Telemar de atuar no mesmo mercado. Com os 317% de aumento no prejuízo que a empresa teve em 3 meses, mais a disputa com Telemar e Telefonica, mais a crise de sua dona WorldCom, onde vai parar a Embratel ?….
Fonte: WorldTelecom


AOL Time Warner: primeiro lucro após fusão


Será que os balanços estão corretos ?? …..
Fonte: Plantão Info


AT&T terá telefonia fixa


A empresa conseguiu licença da Anatel para prover serviço de telefonia fixa. As cidades serão São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre, para o mercado corporativo.
Fonte: Plantão Info


802.11a: mudança de nome


A WECA (Wireless Ethernet Compatibility Alliance) sugeriu que o “novo” padrão 802.11a passe a se chamar Wi-Fi5. Este nome vem exatamente da frequência que esse padrão funciona, 5GHz, e evita a confusão de nomes com o atual padrão 802.11b, que funciona a 2.4GHz). Realmente o nome tem mais relação com a tecnologia …
Fonte: ZDNet UK

quinta-feira, julho 25, 2002

Palm faz queima de PDAs "antigos"


A Palm, nos EUA (novamente), está fazendo uma queima de PDAs, diminuindo o preço de quase toda a sua linha de PDAs. O produto com maior desconto é o M500, que passou de 300 para 200 dólares. O modelo M105 está abaixo de 100 dólares …. Provavelmente uma “desova” de estoque, para os lançamentos de novos modelos com processador ARM e PalmOS 5 !
Fonte: PalmInfocenter


GPS made in Brazil


A empresa Digimapas, que vende serviços de mapeamento digital, associou-se a empresa Virtualtec para a produção de módulos GPS aqui no Brasil. Com isso, a empresa prevê uma redução de até 25% no custo do serviço. Que essa redução seja passada aos usuários …
Fonte: ComputerWorld


IDEC x Speedy: agora é preciso pagar o provedor navamente


A vitória que o IDEC havia conseguido para seus associados na semana passada já foi por água abaixo … O juiz Paulo Roberto Santana suspendeu ontem a liminar que desobrigava o pagamento do provedor no serviço de banda larga Speedy (Telefonica – São Paulo). Como já dito antes, se a Anatel não intervir e mudar a norma, essa estória ainda vai longe e não vai levar a lugar algum ….
Fonte: Plantão Info


Crackers invadem site da Aeronáutica


O site SRPVSP, do Serviço Nacional de Proteção ao Vôo de São Paulo, foi invadido e desfigurado com um trecho de um manifesto comunista. Uma cópia da página “pichada” pode ser vista aqui
Fonte: Infoguerra


Brasil: campeão em pirataria


Os dados de campeão em pirataria foram divulgados durante encontro do Comitê de Internet da Câmara do Comércio França-Brasil. Mais um título para o nosso país !
Fonte: Terra Informática

quarta-feira, julho 24, 2002

HP x Dell: briga por impressoras


Com os recentes anúncios da Dell de entrar no mercado de impressoras com modelos próprios, a nova HP ameaça parar de vender seus produtos para a Dell, caso a concorrente realmente lance suas próprias impressoras. Dá impressão de briga de criança, mas é briga de cachorro bem grande !!
Fonte: Folha Online


China: 12 milhões de novos usuários em 6 meses


Os números na China são realmente impressionantes ….
Fonte: Plantão Info


Creative lança MP3 Player sem cabos

O novo MP3 Player da Creative, Nomad MuVo não possui cabos para conexão com o computador. Ele mesmo possui a porta USB que pode se conectar diretamente na porta do PC (veja figura). Existe ainda a possibilidade de carregar música nele apenas arrastando os arquivos para um ícone existente no Windows do PC (mesma característica do iPod da Apple).A versão mais cara de 128Mb de memória custará US$169,99, lá fora …

Fonte: Folha Online



Banda Larga: 46 milhões de usuários no mundo


Este é o número de usuários de banda larga no mundo até o final do ano, segundo recente pesquisa. ADSL possui o maior número de assinantes, exceto nos EUA, onde existem mais de 7 milhões de usuários utilizando cabo. A previsão é de 120 milhões de usuários em 2005 …
Fonte: WebWorld


Balanço da Embratel está OK


Pelo menos é o que disse a CVV (Comissão de Valores Mobiliários), órgão regulador do mercado de capitais, após inspeção no balanço da empresa …
Fonte: Plantão Info


iCal: organizador pessoal online da Apple


A Apple anunciou que estará lançando em breve o iCal, um organizador pessoal online, que poderá transferir as informações para Palms, celulares Bluetooth ou ainda para um iPod. Para a transferência das informações o usuário presicará de um software chamado iSync, software para sincronização das informações de contatos e calendário. Os serviços deverão estar disponíveis em Setembro/2002, e serão gratuitos.
Fonte: Plantão Info


Intel deve lançar Pentium 4 de 3GHz


A Intel deverá lançar seu novo processador Pentium 4 de 3GHz ainda esse ano, o qual deveria ser lançado somente no próximo ano. Aproveitar as vendas de final de ano para aumentar o lucro da empresa ….
Fonte: Terra Informática


Logotech adiciona vídeo aos softwares de IM


A Logitech Inc. acaba de lançar um produto que pode adicionar vídeo aos softwares de mensagens instantâneas da AOL (AIM – AOL Instant Messenger) ou da Microsoft (MSN Messenger). O novo software se chama IM Video Companion - veja no site uma demosntração bem clara de como ele funciona. O software é FREE !! O funcionamento dos aplicativos continua o mesmo … vale um teste (para quem possui uma câmera).
Fonte: Instant Messaging Planet


Monitor Samsung de 19” a US$133

mas é nos EUA. Será que algum dia veremos equipamentos de infomrática a preços semelhantes ?? O preço deste novo monitor da Samsung, modelo 950b, de 19 polegadas, poderia sair por aqui uns 450/500 reais ….
Fonte: CNet

terça-feira, julho 23, 2002

Sai Opera versão 6.04


Sai mais uma atualização do browser gratuito (muito bom por sinal), a versão 6.04.
Fonte: Opera site


IBM volta a vender Palms


A IBM possui a sua linha de PDAs, que na verdade eram fabricados pela Palm, mas com corpo na cor preta e logotipo da empresa. Essa prática de OEM foi terminada este ano pela IBM. Entretanto, agora a empresa anuncia que vai voltar a vender PDAs, mas com o logotipo da própria Palm – na verdade, a IBM vai ser mais um grande e importante canal de vendas para a Palm
Fonte: PalmInfocenter


Hackers braileiros desfiguram 500 sites de uma vez


O site Zone-H publicou uma nota nesta segunda-feira que o grupo de hackers brasileiros “Hax0rs Lab” promoveu uma dos maiores ataques em massa da Web: foram 500 sites de empresas privadas alterados de uma única vez !! Os servidores rodavam Linux com versões desatualizadas do Apache. A lista dos sites desfigurados pode ser vista aqui .
Fonte: Infoguerra


Sites com as Propostas para o novo World Trade Center


As propostas podem ser vistas no site da LMDC – Lower Manhattan Development Corporation.
Fonte: Terra Informática


Concordata da Worldcom … Embratel …


O presidente da Embratel já publicou um anúncio onde diz que a concordata da gigante americana Worldcom (que pediu falência ontem nos EUA), dona da Embratel, nada tem a ver com as operações da filial brasileira. No pronunciamento, assim como nos EUA, a emresa disse que a concordata é para a empresa ter um fôlego durente um ano, para ficar “livre” dos credores, e poder se restruturar para sanar suas dívidas (modestos 41 bilhões de dólares) …
Fonte: WorldTelecom


Handspring Treo90 no Brasil …

por míseros R$1399,00. A Intercomax já colocou em seu site o modelo Treo90, baseado em PalmOS. O interessante é a seguinte frase de Mauricio Mudrik, diretor de tecnologia da Intercomax: "E o melhor de tudo é que, como a vinda da marca é oficial, isso implica na vinda também de uma rede de assistência técnica autorizada".

Fonte: Terra Informática



China criando seu próprio Windows


A China é um dos países com maior número de software pirata (assim como o Brasil). Para resolver isso, um consórcio de universidades chinesas e empresas privadas pretende desenvolver um sistema operacional semelhante do Windows, a um preço muito mais acessível. Rumores sobre algo rodando Linux, com o “Wine project” (que roda aplicativos Windows em Linux) já são comentados. Seria um tiro pela culatra nessa pressão para terminar com os softwares piratas ??
Fonte: ZDNet


Orelhão Hightech


Estes orelhões (serão 3) ficarão na rodoviária Novo Rio (RJ). Serão 3 cabines fechadas, com ar condicionado, telefone, acesso à Internet, scanner, impressora, gravação de CDs e fax !
Fonte: Terra Informática

segunda-feira, julho 22, 2002

Sony DSC-U10 – menor que um cartão de crédito

A Sony está lançando mais uma câmera digital, esta com tamanhos reduzidos. O modelo DSC-U10 tem as medidas de 8,45x3,98 (centímetros), por 2,86 de profundidade. Funciona com 2 pilhas AAA e possui um cartão de 8Mb MemoryStick. Além de fotos, ela pode gravar pequenos vídeos (sem áudio) com até 15 segudos de duração…Se preço deverá ficar perto de US$230 … Muito parecida com o modelo Pocket Digital, da Logitech, ou ainda o EX-S1 e EX-M1, da Casio.
Fonte: ZDNet UK



Isenção de Pedágio: mais um boato na Internet


Semana passada muitas pessoas receberam um e-mail dizendo que uma nova lei iria abrir os pedágios em determinados dias e horários. Mais um HOAX (boato) criado e que se difunde rapidamente pela Internet ….
Fonte: Infoguerra


Sony lança Clie abaixo de US$150

A Sony acaba de lançar mais um modelo de sua linha de PDAs Clie, o Clie PEG-SL10, um modelo barato para aumentar as vendas. Com 8Mb de memória, slot de expansão MemoryStick, PalmOS 4.1 como sistema opracional, display monocromático mas de alta resolução (320x320), seu preço nos EUA será de US$149,99.

Fonte: PDA Buzz



Empresa alega ter patente sobre JPEG


Uma empresa americana, a Forgent Networks, possui a patente sobre a tecnologia JPEG de compressão de dados, com base na US Patent n* 4.698.672, de 1987. Esta empresa estaria em contato com fabricantes de câmeras digitais, scanners, telefones celulares entre outros para firmar contratos de utilização ….. mais um americano esperto ….
Fonte: Terra Informática

domingo, julho 21, 2002

Receita da Microsoft cresceu 10% no período


Este foi o crescimento da empresa no último trimestre, comparado com o mesmo período de 2001. No meio desta avalanche de casos de manipulação de dados, estarão estes dados certos ou não ?? ….
Fonte: WebWorld


Promoção Speedy Telefonica: primeiro Mês grátis


A promoção é válida até o dia 15 de Agosto, mas ATENÇÃO ! O preço da instalação não são mais os 72 reais antigos … agora ele sai por R$178,80, que podem ser divididos em 12 vezes ……
Fonte: Revista da Web


O que as empresas estão criando para faturar em cima do medo dos americanos …


Que depois de 11 de Setembro os americanos ficaram mais apavorados ainda e com uma mania de perseguição incrível, todos já sabem. Mas, nessa época de medo, muitas empresas estão investindo para arrancar dinheiro tanto do governo quanto da população. Na semana passada, 54 empresas estiveram no Senado americano mostrando seus produtos, entre eles: raio-X para ser utilizado em postos de pesagem de caminhões, pedágios e portos, softwares para detectar rostos conhecidos em uma multidão, equipamentos que podem gerar uma “fumaça” para neutralizar agentes ativos no caso de um ataque químico, entre outros … No país do consumismo, muitas empresas vão conseguir faturar milhões, com certeza.
Fonte: Plantão Info


Xbox Linux Project: criando um computador barato …


Este é um dos intuitos do Xbox Linux Project, na verdade um grupo de “hackers”. O equipamento, vendido nos EUA por menos de 200 dólares, possui processador Pentium-III, 64Mb de RAM, HD de 10Gb, DVD-ROM e saída USB. A idéia, com sistema operacional Linux, teclado, mouse e monitor (todos USB), é ter um computador completo por menos de 500 dólares … e ainda, conectá-lo com o restante de equipamento em sua casa e torná-lo um central de controle …. Será que a MS esperava isso ? O que será que eles estão achando disso ? A sony, com seu console PlayStation, já possui um “kit Linux”, evitando tal problema.
Fonte: Wired News


Máquina de Costura Online

Depois de geladeiras, microondas e outros eletrodomésticos, agora é uma máquina de costura que também terá acesso à Internet ! A máquina, da empresa Bernina, roda sistema operacional WinCE e oferece acesso direto a um portal de costura. Tudo isso para baixar sistemas de bordados, dicas e truques de costura …. Na verdade isso parece mais um cerco da MS para colocar seu sistema operacional em tudo o que for possível (mesmo que forçado) e aumentar seu marketing sobre “home connect” …
Fonte: Plantão Info



Apple cobrará por e-mail e disco virtual


E o preço é de US$99,95 por ano ! Para quem quiser ter um e-mail “@mac.com”, ter espaço em um disco virtual e utilizar a plataforma iTools, este é o preço. As contas de quem já possui o serviço ficarão ativas até o dia 30 de Setembro … É possível utilizar o serviço por um período experimental (trial) durante 60 dias, antes das cobranças ….. mais um serviço gratuito se foi !
Fonte: Plantão Info


CEO da Microsoft assume que Linux é opção + barata


Mas também, isso é como afirmar que 1+1=2 !! …..
Fonte: Terra Informática


Symantec compra a SecurityFocus


A Symantec comprou essa semana a SecurityFocus, empresa que reúne a maior comunidade mundial de pesquisas sobre falhas e vulnerabilidades em segurança da informação. O interessante é que o valor, aproximadamente 75 milhões de dólares, foi pago em dinheiro, e não em troca de ações, como geralmente ocorre nestes casos ….
Fonte: Infoguerra


O mouse que só funciona com os dedos do dono !

Na verdade essa solução é formada por um pacote hardware+software: hardware da Siemens e software da SCUA Security. O mouse biométrico da Siemens possui um sensor para digitalizar o dedo (lê a impressão digital do usuário), enquanto o software FinferTrue é instalado na máquina para poder autorizar ou não o dedo que tocar o mouse. Serão até 10 “dedos” que poderão ter acesso ao PC. A solução custa US$230 nos EUA.

Fonte: Terra Informática