sexta-feira, janeiro 31, 2003

Entra no ar o site do Fome Zero


Entrou no ar ontem, dia 30 de Janeiro, o site do programa Fome Zero do governo Lula, feio pelo Instituto Ethos em parceria com a Telefonica e o Terra.
Fonte: InfoOnline


Rádio Bandeirantes vai sortear 20 Palm Zire


Para participar entre no site da Rádio Bandeirantes, responda a pergunta "Qual é o lançamento da Palm ideal para quem quer ter o seu primeiro computador de mão ?" e fique torcendo. Serão 20 Palms do modelo Zire !
Fonte: Revista da Web


Apontador Iapyx – guia de ruas para seu Palm


Com o software Apontador Iapyx você poderá ter o guia de ruas do site apontador em seu PDA com sistema operacional PalmOS 3.0 ou superior. O valor do software é de R$179,00 reais e os mapas podem ser adquiridos de outras empresas “conveniadas” com o fabricante do software. O aplicativo é ainda compatível com qualquer GPS que utilize o padrão NMEA 0183.
Fonte: Apontador web site


Mais um PDA Sony

Mal falamos do SJ33 agora é mais um PDA Sony modelo PEG-TG50, mas ainda são rumores. Esse novo modelo provavelmente vai ter teclado e bluetooth embutidos. Nenhum detalhe adicional (além da foto ao lado) foi ainda divulgado. Deve estar sendo lançado oficialmente em breve.

Fonte: PalmInfocenter



Comitê Nacional dos Provedores Gratuitos


O comitê é formado pelos provedores BR Free, Estadão, iBest, iG, POP, Ubbi e Yahoo! Brasil que estão unindo forças para defender “a bandeira do acesso grátis”.
Fonte: Último Segundo

quinta-feira, janeiro 30, 2003

SPAM: não envie curriculum pela Web


Um certo Evandro S. Santos anda enviando seu Curriculum Vitae para uma série de listas de discussões (uma série porque só eu já recebi o CV dele em 3 listas diferentes) e logicamente isso causou uma avalanche de “replies” sobre o assunto. Então um dos integrantes de uma destas listas (carloscardoso.com) mandou um site interessante. Um americano fez a mesma coisa e mandou o CV pra estas listas de e-mails que você compra em qualquer local. Um dos caras que recebeu, entretanto, é um anti-spam de carteirinha. Resumindo: entre no site que o cara fez contra o spammer Bernard Shifman ! O cara se queimou muito ! O site contém as gravações dos telefones que ele fez para o criador do site, relatos de outras pessoas que receberam os e-mails dele, foto dele, o CV dele, até foto de satélite da casa do spammer ….. pense 2 vezes antes de mandar seu CV utilizando listas de SPAM !
Fonte: Lista Palm-br


UOL vende operação na Colômbia


A operação colombiana foi vendida para uma empresa local e agora a empresa possui apenas Brasil e Argentina. Contando também com a “lambança” que a UOL fez com usuários do sul do Brasil, trocando os números de telefone de acesso para outras cidades (ou seja, fazendo com que os usuários fizessem INTERURBANO através daquele discador UOL) sem aviso prévio nenhum, mais a saída de funcionários do alto escalão, mais …. a coisa não anda boa.
Fonte: Info Online


IBM vai trocar AIX por Linux


Um executivo afirmou que a IBM deverá trocar seu sistema operacional AIX (uma versão do Unix feito pela IBM) pelo sistema operacional Linux. Durante a feira LinuxWorld, esse executivo afirmou que isso é uma “sucessão lógica”.
Fonte: ZDNet UK


Cidade americana vai banir o Office


A cidade de Houston nos EUA assinou um contrato com a empresa start-up SimDesk para banir o Office da Microsoft para seus 13 mil funcionários. Ao invés disso, eles vão utilizar os serviços Web-based da empresa. E o pior (pra Microsoft): isso poderá se aplicar a 3 milhões de habitantes da cidade ! Deve ser a primeira grande utilização de serviços (ou pacotes de software) via Web.
Fonte: ZDNet UK


KDE 3.1 – mais suporte para PalmOS


Pra quem possui Palm e utiliza a interface KDE (K Desktop Environment), a nova versão 3.1 vai trazer mais suporte para sincronismo com dispositivos com o sistema operacional PalmOS. Isso graças ao improved KPilot, que melhorou os conduites e possui também um cliente nativo para AvantGO.
Fonte: Infosync


Slammer não teve força na América do Sul


Pelo menos foi o que a Embratel informou dizendo que colocou filtros em seus links internacionais, diminuindo o impacto do vírus por aqui. Pelo menos não é o que fiquei sabendo, pois (sem citar nomes) algumas grandes empresas aqui no Brasil tiveram alguns problemas internos por causa do Slammer …
Fonte: IDGNow!


HP vai lançar notebook Tri-Band


A HP disse que sua nova linha de notebooks vai trazer uma tecnologia da Atheros Communications que possibilita a conectação com redes wireless 802.11a, 802.11b e ainda 802.11g. Além disso, graças a uma tecnologia proprietária da Atheros (Atheros Turbo Mode), será possívela transferência de dads a velocidades de até 108Mbps …
Fonte: AllNetDevices


Cibercafé condenado por permitir pirataria


A rede de cibercafés “EasyInternetCafé” de Londres foi condenada por permitir que os usuários baixem arquivos de música e os gravem em CDs (no próprio local). Amulta ainda não foi definida, mas estima-se em 2 milhões de euros !
Fonte: Terra Informática


Saiu Opera 7 para Windows


A versão 7 do browser Opera já está disponível para download. Pra quem quiser ver as novidades da nova versão antes de instalar, clique aqui.
Fonte: Terra Informática

quarta-feira, janeiro 29, 2003

Lista dos 10 Softwares mais baixados na Internet


Pra quem quiser conferir, clique aqui.
Fonte: Folha Online


Kasparov empata segunda partida


A partida foi dada como empatada por Kasparov e os programadores do Deep Junior após 30 movimentos em pouco mais de 3 horas de jogo. O terceiro jogo será amanhã. Se Kasparov vencer a melhor de 6, leva 1 milhão de dólares pra casa…
Fonte: Info Online


Provando o próprio veneno


A empresa Kazaa abriu um processo contra a RIAA !! A Sharman, dona do KaZaA, quer ser recompensada pelos danos financeiros e que a indústria pague seus gastos com advogados. A alegação é de que eles estão trabalhando para terminar com a pirataria mas querem manter-se número 1 na distribuição de músicas e outros arquivos pela Web (meio ambíguo isso …).
Fonte: Plantão Info


Slammer causando estragos … mas saem soluções


A Microsoft liberou um patch atualizado para combater o Slammer, o vírus que atacou os servidores SQL da Internet e causou estragos no mundo inteiro esse final de semana. Além disso, a empresa Panda Software lançou um aplicativo chamado Panda Antivirus Appliance que é capaz de detectar worms como o Slammer … mais detalhes clique aqui. Além disto, estã dizendo por aí que foram hackers chineses que criaram este vírus …
Fonte: Infoguerra


Vésper apresenta projeto de Banda Larga ao Governo


A Vésper apresentou ao ministro das Comunicações o modem com tecnologia 1xEV-DO, que poderá equipar as escolas para um projeto de inclusão digital. (1xEV-DO é uma versão otimizada para dados que provê velocidades de até 2Mbps, com média de 700kbps)
Fonte: WorldTelecom


IBM lança notebook Dual-Band


A IBM lançou uma linha de notebooks, modelo ThinkPad R40, que vem com adaptador wireless Dual-Band (802.11b e 802.11a) de fábrica. Os preços deste modelo variam de 979 a 1499 dólares, nos EUA (claro).
Fonte: AllNetDevices


Gerenciador de Blogs pelo Celular


NewBay FoneBlog é um software que permite a criação e manutenção de BLOGs através do celular. Textos, imagens e sons podem ser enviados para atualizar seu blog. Se você tiver uma celular com câmera, poderá colocar “posts” em seu blog com fotos e textos muito mais rápido que qualquer outro meio…
Fonte: Terra Informática


Guitarras Gibson com acesso à Internet


As novas guitarras Gibson vião com uma interface de rede, na qual remotamente você poderá aplicar filtros em cada corda e ainda controlar os botões ! Além disso, você poderá ligar a guitara diretamente no PC.
Fonte: Terra Informática


Cisco versus Sisco


Terminada a briga pelo nome e a vencedora (ou compradora) foi a Cisco. Nada que alguns (milhares) de dólares não resolvam uma briga que se arrastou por mais de 3 anos.
Fonte: World Telecom


Suplicy diz que Software Livre tem força no Congresso


Palavras dele: “tudo que é ligado à democratização da informática é do interesse do governo, um projeto sobre software livre no Congresso agora com certeza teria força”. Dito no Forum Social Mundial.
Fonte: Terra Informática


Programadores adotam Linux


Isso é mais um mau sinal para Microsoft. Empresas gigantes adotando Linux, programadores partindo para o Linux ….. isso com certeza vai dar um impulso ainda maior para o Linux e freiar a plataforma Microsoft (Windows).
Fonte: Terra Informática


Novo PDA da Sony – SJ33

A Sony acaba de lançar um novo modelo de PDA batizado de Sony Clie SJ33. Com 16Mb de RAM, processador DragonBall VZ de 66MHz, PalmOS 4.1 (ainda PDAs com PalmOS 4.x), display de alta resolução, bateria recarregável e MP3. Deverá chegar nos EUA com preço de 299 dólares.
Fonte: PalmInfocenter

segunda-feira, janeiro 27, 2003

Kasparov vence primeira partida


Em mais um desafio homem X máquina, o russo Garry Kasparov venceu a primeira partida contra o Deep Junior numa melhor de 6. Ele venceu o jogo em apenas 27 movimentos em 3 horas e meia de jogo.
Fonte: Plantão Info


Curso online do Sebrae


O curso é gratuito e começa dia 24 de Fevereiro: gestão empresarial, o Aprender e Empreender. O curso é dividido em 3 módulos, dura 2 meses e tem direito a certificado. Para se inscrever, clique aqui.
Fonte: Plantão Info


Austrália vai implantar scanner de rosto em aeroportos


Ainda este mês os aeroportos australianos vão implantar scanner de rosto para os passageiros e um sistema que irá comprará-lo com a foto do passaporte. O projeto deveria ser lançado somente daqui alguns meses, mas o serviço de imigração resolveu dar como finalizado os testes e implantá-lo logo.
Fonte: ZDNet UK


Internet sob ataque


Nesse final de semana um gigantesco ataque DoS (Denial od Service) comprometeu o funcionamento de milhares de hosts da Internet, chegando a derrubar 5 dos 13 servidores de DNS da rede. O ataque utilizou uma falha no Microsoft SQL Server. Esta falha foi anunciada em Julho de 2002 e já existe correção, entretanto, como muitos administradores não corrigiram seus servidores, o ataque se propagou violentamente pela rede.
Fonte: Revista do Linux


Reduzido preço para registro de domínios


O Comitê Gestor reduziu os preços das anuidades de 40 para 30 reais e não vai mais cobrar a taxa de inscrição. Os novos preços foram decididos em 16 de Janeiro.
Fonte: Terra Informática


Cassiopeia E-3000


Os rumores de que a Cassio estarai abandonando o mercado de PDAs não se confirmaram. A Empresa está lançando o modelo E-3000, com 64Mb de RAM, processador PXA250 de 400MHz, slots de expansão Compact Flash e SD/MMC, porta infra-vermelho, porta USB, etc. Ele possui a capacidade de se colocar uma bateria “large”, o que dobra o tempo de uso. Para ver uma foto do modelo, clique aqui.
Fonte: Infosync


Zyxel anuncia linha de produtos wireless


A Zyxel Communications lançou uma linha de produtos wireless com tecnologia 802.11b, batizada de ZyAir. A linha possui um Access Point e 3 adaptadores, um modelo PCMCIA, um PCI e um USB. Todos os produtos possuem preços bem atraentes.
Fonte: 802.11 Planet.com


Mitnick vai dar palestra no Brasil


Mitnick, que voltou a acessar esta semana a Internet, depois de anos de proibição pelo governo dos EUA, vai vir para o Brasil como convidado especial do evento IP Conference que vai se realizar em setembro. Para quem quiser fazer sua inscrição no envento, clique em www.itconference.com.br/
Fonte: Infoguerra


Plebiscito via Web na Suíça


O plebiscito aconteceu na vila de Aniere (perto de Genebra) e dizia respeito a reforma de um prédio do município. Foram 44% de votos (323 votos) feitos pela Web. Talvez seja o início de eleições via Web …
Fonte: Plantão Info


Proíbido cigarro e derivados na Web


A determinação é da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O prazo para sumirem com qualquer informação de cigarros e derivados de tabacos da Internet é de 60 dias. Após o prazo, a presença de cigarros na internet constituirá infração sanitária, sujeita a multas.
Fonte: Plantão Info


Microsoft cria solução para proteção de CDs


A Microsoft criou uma solução que poderá ser utilizada para evitar a pirataria de CDs pela Internet, chamado “Windows Media Data Session Toolkit”. A RIAA agradece. Mas, sem querer menosprezar ninguém, provavelmente essa solução vai ter algum furo que será descoberto logo. Ainda mais sendo Microsoft …
Fonte: Plantão Info